sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Cidade Maravilhosa

Minha alma canta
Vejo o Rio de Janeiro
Estou morrendo de saudade... (Tom Jobim)

Música linda... E se Tom Jobim e Vínícius de Moraes ainda fossem vivos? Os dois parceiros, companheiros de composição de obras primas da música brasileira, adoradores explícitos de uma cidade tão infinitamente linda, como veriam tudo isto?  Será que a alma do Tom ainda cantaria, ao avistar o seu amado Rio de Janeiro nestes últimos dias? Sua alma de poeta certamente estaria ferida, lembrando de quando ele se sentava para papear com amigos à beira da praia (sem arrastões ou carros incendiados), e tomar o seu tradicional chopinho gelado.

E Vinícius? "Eu sei que vou te amar, por toda a minha vida eu vou te amar..." Quem nunca ouviu tamanha beleza de composição? Saiu da mente dele, o sensível poeta. Infelizmente os seus ouvidos sensíveis de poeta, estariam hoje, ouvindo tiros das mais potentes armas de fogo. Seus olhos que sempre estiveram prontos para tirar da beleza natural da Cidade Maravilhosa, uma poesia linda para virar canção, veria  pela TV o que está acontecendo na terra da sua Garota de Ipanema...

Poetas tem as almas livres pois, encontraram nas palavras, a porta da liberdade. Hoje, ouso dizer que as almas de todos os poetas, principalmente os brasileiros,  estão presas, suas mentes vazias, seus olhos tendo menos prazer em ver a vida. Na guerra não tem como poesia fluir.

Poetas, o Rio de Janeiro continua lindo.  Nada ofusca a beleza insuperável, principalmente quando  não é somente física. A beleza do Rio renasce sempre da alma dos poetas pois, a poesia é imortal.

(Dedicado à memória de Vinícius e Tom,  por alguém que ama o Rio de Janeiro poeticamente, sem ser poeta)

Um comentário:

  1. Selinho pra voc no meu blog ♥

    http://chegadebla-bla-bla.blogspot.com/2010/12/about-2.html

    ResponderExcluir